terça-feira, 22 de março de 2016

Um louco ou um gênio?


No dia 11 de março, enquanto estive em São Paulo, eu consegui ir a uma das melhores exposições da minha vida. Eu entrei em "o mundo de Tim Burton."
Timothy Willian Burton, nasceu em 25 de agosto de 1958 na cidade de Burbank, Califórnia. Cidade próxima a Hollywood. Desde a infância seus desenhos e gostos sempre foram considerados peculiares. Com a constante fuga da realidade, Burton se entretinha na sua adolescência com livros sombrios, como os de Edgar Allan Poe e filmes de terror de baixo-orçamento. 
Aos dezoito anos, após o termino do ensino médio, o futuro diretor e roteirista enviou um desenho de um projeto que poderia virar um curta metragem aos estúdios da Disney, porém seu projeto foi negado por ser considerado sombrio demais para crianças. 
Seu primeiro trabalho premiado foi o curta "Vincent", onde ele trabalhou como diretor e roteirista, em 1982. A partir daí a sua carreira só cresceu. 
Sua grande amizade e parceria com o ator Johnny Depp veio em 1990, com o famoso filme "Edward mãos de tesoura", que até hoje é um dos maiores sucessos da dupla. A seguir veio Ed Wood, em 1994, onde Burton fez uma homenagem a um de seus diretores e produtores favoritos (Wood, foi responsável por filmes de terror dos quais Tim era um grande fã). Em 1999, chegamos a Spleepy Hollow, a lenda do cavalheiro sem cabeça, onde Depp atua como um investigador excêntrico, determinado a parar um assassino nada comum, um homem, que a priore não tem cabeça. 
Já em 2005 vem a refilmagem de um clássico, "A fantástica fábrica de chocolate". A parceria de Burton-Depp mais uma vez se faz presente e mais presente ainda quando, na exposição, é observado um bilhete que o diretor escreve ao ator sugerindo uma fala, a que Depp de fato usa no filme ao entrarem na sala de chocolates. Quando o menino Charlie questiona Wonka se tudo ali naquele local é comestível, o personagem responde: Sim, tudo aqui é comestível, inclusive eu, mas isso seria canibalismo e a sociedade não aceita esse tipo de coisa. (esta fala foi sugerida por Burton ao roteirista). 
No mesmo ano, os dois trabalham juntos no desenho macabro, "A noiva cadáver". Em 2007, com o trabalho de Sweeney Todd, Depp recebe sua terceira indicação ao Oscar. Com seus últimos sucessos, "Alice no país das maravilhas", de 2010, e "Sombras da noite", de  2012, Burton se consagra. 
Na exposição vemos vários de seus escritos, desenhos e fotografias. Entramos na mente de um homem com um nível de excentricidades elevadas e podemos perceber que a criatividade dele não tem hora, lugar ou limite. Inclusive, a parte que mais me cativou dentro daquela loucura toda foram os inúmeros desenhos de Burton em guardanapos do mundo todo. 
Pelas formas bizarras, estranhas e macabras que se veem por toda a exposição do diretor, desenhista e roteirista, não há como não mergulhar na loucura do gênio que é Tim Burton. Você saí impressionado e apaixonado pelo trabalho de um dos homens, que na minha opinião, é um dos maiores nomes de Hollywood na atualidade. 


Imagem : http://noticias.reclameaqui.com.br/uploads/2016/01/1898542359.jpg

Texto por: Ana França Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário